REGIÃO BAIRRADA
Geograficamente, a região da Bairrada situa-se na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra, sendo referenciado pelo clima tipicamente atlântico, com invernos amenos e chuvosos e verões suaves, devido à influência do oceano, com o qual tem proximidade. Os solos mais presentes na Bairrada são arenosos, argilosos e calcários, dos quais 10 mil hectares estão entregues às vinhas. Esta região é ímpar no que toca à produção de vinhos tintos e brancos, bem como de espumantes (com a recente denominação de espumante branco de casta Baga, vulgo “Blanc de Noir”), sendo estes conhecidos pelo seu valor e longevidade, tanto em cave como em madeira. Estas características levam os vinhos desta região a ter um potencial muito próprio e uma complexidade inigualável, partindo quase sempre de vinhos com a casta anteriormente mencionada: Baga.
Por conseguinte, a casta Baga confunde-se um pouco com a história da região vitivinícola, sendo a mesma a casta mais difundida e dominante na Bairrada, conferindo aos vinhos cor e acidez com bastante equilíbrio e, como referido anteriormente, com elevada longevidade.
Nas restantes castas tintas admitidas como DOC Bairrada temos as castas nacionais: Tinta-Roriz e Touriga Nacional; e as castas internacionais: Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Pinot Noir. As castas brancas de referência na região, plantadas predominantemente nos solos arenosos, são em maior quantidade o Fernão Pires e, com menor encepamento, existem também as castas Arinto, Rabo de Ovelha, Cercial e Chardonnay, sendo estes brancos de perfil aromático interessante e de carácter delicado.
Curiosidade
Encontra-se nesta região uma mais-valia para a viticultura e para a enologia internacional, pelo que a Escola Prática de Viticultura da Bairrada, fundada em 1887, teve como seu primeiro trabalho os estudos e investigação, feitos em França, no âmbito do vinho espumante, desenvolvendo, em 1890, o primeiro vinho espumante.
