REGIÃO TRÁS OS MONTES

Localizado no extremo nordeste português, a região de Trás-os-Montes está situada a norte da região do Douro. Esta é dividida em três sub-região que se denominam em Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês.
Esta é uma região também caracterizada pela sua beleza natural, tradições, costumes e boa gastronomia. O clima desta região verifica-se seco, com verões com temperaturas extremamente elevadas e invernos rigorosas, atingindo até temperaturas negativas. Trás-os-Montes, como o nome indica, situa-se na retaguarda de um “monte”, mais concretamente, a serra do Marão e a do Alvão, bem a norte do rio Douro, zona esta fortemente caracterizada pela sua sinuosidade, com solos de influência particularmente granítica. Na sub-região de Chaves, a vinha encontra o seu plantio em encostas de pequenos vales com influência do rio Tâmega; Valpaços encontra-se numa zona privilegiada em termos hídricos, no que diz respeito à altitude; ? Por fim, na sub-região do Planalto Mirandês é a influência do Douro que comanda o curso da viticultura. (Rever a transição do Tâmega para o Valpaços sfv) As castas dos vinhos transmontanos, por norma, são o denominador comum entre as três sub-regiões, na vertente dos vinhos tintos. Assim, encontramos castas como a Trincadeira, Bastardo, Marufo, Tinta-Roriz (Aragonez), Touriga Nacional e Touriga Franca. No que diz respeito aos vinhos brancos, as escolhas regionais recaem sobre: Malvasia Fina, Gouveio, Rabigato, Viosinho, Fernão Pires e Síria.

CURIOSIDADE

Os solos dos Açores são de origem vulcânica o que leva ao cultivo das vinhas em currais e que se caracterizam por muros em pedra que protegem a vinha da ação do vento e da brisa marítima, pelo que se tornam protegidas através da ação do Homem.