Região Madeira

O Arquipélago da Madeira, situado a sudoeste de Portugal Continental, apresenta temperaturas amenas durante todo o ano, bem como amplitudes térmicas baixas, pelo que é caracterizado por um clima mediterrânico.

As vinhas cadastradas, na Denominação de Origem, da região da Madeira rondam os 450 hectares, dos quais as castas utilizadas no seu plantio são a Tinta Mole, com maior encepamento. Existem ainda castas mais raras, como é o caso do Sercial, Boal, Malvasia e Verdelho, para a produção de vinho desta região.

Os solos desta Denominação de Origem são maioritariamente vulcânicos e de baixa fertilidade, de relevo muito irregular, por conseguinte, as vinhas são plantadas nas encostas vulcânicas.

Os melhores vinhos Madeira são os que provêm de vinhas de menor altitude, sendo a casta Malvasia aquela que, desde os tempos seculares, se destacou pela produção dos melhores Madeiras, embora também existam vinhos fabulosos a partir das castas Sercial, Boal e Verdelho, que conferem ao vinho variados tipos de doçura (doce, meio doce, meio seco e seco). Os vinhos desta região tornam-se, assim, famosos nomeadamente através do seu sabor único, da complexidade aromática e da capacidade de envelhecimento, visto que muitos até os consideram eternos, tendo em conta que as suas características permanecem inalteradas, mesmo com o passar dos anos.

Deste modo, os vinhos Madeira são classificados de acordo com os anos de envelhecimento, sendo elaborados a partir de uma única casta denominada de Frasqueira ou Vintage, embora recentemente tenha surgido uma nova categoria de vinhos produzidos a partir de uma única casta, no entanto, estes assumem-se como colheitas, por serem mais jovens.

SABIA QUE!?

O vinho da Madeira fora exportado desde o século XVIII para todo o mundo, em barris de transporte náutico, ficando assim sujeito às intempéries e variações climáticas ao longo da viagem. O vinho que não era comercializado regressava ao local de produção, pelo que, ao longo do tempo, constataram que as suas características haviam melhorado. Neste sentido, os produtores foram aperfeiçoando as técnicas com o intuito de atingir as características que o vinho havia adquirido no curso daquelas viagens.